Imagem de destaque do post Força do Corpo Imagem de destaque do post Força do Corpo
Categorias:

A contração (e consequentemente o relaxamento) dos músculos se dá de várias formas e eu tento trabalhar de forma ampla essas variações nas aulas de Funcional FLOW. Aqui uma pequena descrição de algumas possibilidades de manifestação de força do corpo.

Também lembro que essas forças se manifestam de forma integrada num ciclo contínuo e equilibrado de alterações de tensões. Thomas Myers no estudo dos Trilhos Anatômicos afirma que o sistema musculoesquelético funciona como uma estrutura de tensegridade. Ou seja o fechamento da estrutura e sua integração permite que forças atuem de forma a encontrar um equilíbrio entre tensão e compressão.

Ao pensar o desenvolvimento integrado dessas forças que são de ordem muscular mas que se dissipam e se integram a partir das articulações, tendões, estruturas nervosas e fáscias, buscamos esse equilíbrio. É num misto de contrai e relaxa que desenvolvemos movimentos saudáveis que não geram excesso de tensão e são capazes de transferir energia.

Força Lenta

É aquela que realizamos contra uma carga de forma concentrada exigindo uma contração única mas bem intensa (por exemplo agachando em uma perna só). Nós trabalhamos com cargas extras pequenas (o Kettlebell) ou o peso do corpo (que pode ser bastante carga dependendo do exercício) então acaba que essa força se dá muito pelos movimentos que executamos.

  • VAI SER IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE MASSA MUSCULAR

Força Resistência

É aquela que nos ajuda a sustentar uma postura, ela não tem tanta intensidade como a anterior mas uma manutenção de contração, quando sustentamos uma postura por um tempo (segurar um neném no colo, ou quando a professora esquece os alunos na prancha por exemplo).

  • VAI SER UM IMPORTANTE ESTÍMULO PRA AJUSTES POSTURAIS E TAMBÉM PARA GANHARMOS RESISTÊNCIA FÍSICA

Força Rápida

É aquela que nos ajuda a acelerar os movimentos, quando a contração e relaxamento das fibras dos músculos acontecem de forma rápida, nos esportes todos vamos usar disso e na aula quando saltamos, rolamos ou fazemos Kettlebell swing.

  • VAI SER IMPORTANTE PARA TERMOS UMA MELHOR CONDIÇÃO FÍSICA E UM RÁPIDO AJUSTE POSTURAL EM UM DESEQUILÍBRIO OU TROCAS DE POSIÇÕES DO CORPO

Força de Estabilidade

Poderia ser a força resistência mas quero explicar aqui essa força central que não está apenas no músculo maior abdominal (o do gominho) e sim em toda a estrutura do tronco, não se trata também apenas de uma contração muscular intensa, mas de um jogo de forças mais suaves que conectam os movimentos de uma ponta a outra. Quando falo pra sugar o umbigo desde baixo pra cima, ou no crescimento empurrando o topo da cabeça pra cima, não é um excesso de força mas antes uma lembrança neural pra ativar essa estrutura central, se trata mais de uma consciência do corpo mas também usa das fibras musculares mais profundas e pequenas pra gerar movimentos.

  • VAI SER IMPORTANTE NA SAÚDE DA COLUNA, DO ASSOALHO PÉLVICO E TAMBÉM NA TRANSFERÊNCIA E INTEGRAÇÃO DE FORÇA E MOVIMENTOS

Essa foi uma classificação e nomes que eu estou usando pra facilitar o entendimento, talvez em livros vocês encontrem esses conceitos por outras denominações. Com as aulas de Funcional FLOW e a troca com a turma, vou construindo esses conceitos e também entendendo os exercícios que podem nos fornecer estímulos dessas variações de forma mais efetiva, pra deixar o corpo inteligente e ativo!

Na Aula Online

As aulas abordam esses conteúdos de diversas formas, considerando os múltiplos planos de movimento dos segmentos do corpo. Aqui estão as opções de aula do Funcional FLOW.

> Volte ao Blog e leia mais artigos!