O poder dos quadris
Tu estás sentada na tua fortuna. Digo: na tua saúde. Porque ter saúde é ter fortuna. E eu tenho insistido — com todas as letras e vísceras — que os quadris são a parte mais preciosa do nosso corpo. Porque ali mora uma grande parte da tua saúde. E ter saúde, sem dúvida, no final das contas, é ter dinheiro.
Muito se fala sobre boa postura. Por muito tempo, nos ensinaram que ela dependia exclusivamente de um abdômen forte e da intenção de estar com boa postura. Então, vez ou outra, a gente lembrava disso, tensionava as costas, encolhia a barriga, estufava o peito… e forçava um lugar que definitivamente não era natural.
Quando comecei a trabalhar com exercícios, eu vinha de uma rotina sedentária — era uma publicitária que trabalhava sozinha, sentada por horas. O corpo se adapta ao uso que fazemos dele, e se seguirmos assim, diante das telas, num futuro não muito distante, só nos sobrarão grandes olhos e dedos indicadores…
Lembro que, no primeiro lugar em que trabalhei, havia uma colega que me ensinou muito, mas também me julgava com os olhos. Eu sentia. Já tinha até verbalizado: “olha lá, a estagiária de postura preguiçosa.” E eu? Eu só queria ser alguém. Sentir que pertencia. No esforço de parecer a profissional de educação física que eu ainda não era, apertava escápulas, enrijecia barriga, estufava peito. Me vestia de tensão para parecer capaz. Ainda hoje carrego dores dessa armadura.
Mas a saúde de verdade, aquela legítima, não grita. Ela se apresenta. É natural. Sim, envolve disciplina. Sim, envolve escolha. Mas escolha consciente — com base em conhecimento e não em padrões. E aqui entra o quadril.
Não é comum falarem que a mobilidade do quadril tem a ver com boa postura. Mas é ali, nesse centro do corpo, que tudo começa. É dali que a coluna nasce. É ali que os órgãos se apoiam, que a energia sobe e desce, que o corpo encontra eixo e fluidez. É no quadril que mora o impulso do salto, do chute, da corrida, do rebolado. É ali que a vida se organiza em movimento.
E se a gente olhar com os olhos da espiritualidade e dos saberes antigos… ah, minhas leitoras, senta que lá vem história boa.
Na Grécia Antiga, no meio do luto da deusa Deméter, devastada pela perda da filha, foi Baubo quem trouxe de volta o riso. Não com promessas ou filosofias, mas com o corpo. Baubo rebolou, fez piada, mostrou sua vulva, e dançou sem vergonha, sem rigidez. Deméter, pela primeira vez em muito tempo, riu. Deméter, a deusa da agricultura, que havia deixado um povo todo com as colheitas escassas com sua tristeza, voltou a florescer. Foi o riso que curou, não só ela, como o entorno. Foi o corpo irreverente, sábio e sensual que abriu espaço para a vida voltar a fluir. Quando uma mulher ri de novo, a terra floresce.
Baubo é a deusa do riso e dos quadris. Ela lembra a todas nós que ali, nesse centro largo e às vezes esquecido, mora a liberdade. Ali, onde tantas vezes nos ensinaram a encolher, a apertar, a esconder — mora a potência. Rebolar pode ser ritual. E rir também.
No Yoga, os quadris guardam ainda outro segredo antigo. Ali está o Svadhisthana, o segundo chakra, também conhecido como o chakra sacral. Ele rege a sexualidade, a criatividade, os prazeres, os vínculos afetivos e a fluidez emocional. Quando esse centro está bloqueado, nos sentimos secas, duras, desconectadas da própria potência criadora. Mas quando ele se move, desperta — e com ele, nossa energia vital também desperta. A serpente adormecida da Kundalini, que repousa na base da coluna, só pode ascender quando encontra um caminho livre — e esse caminho começa pelos quadris.
Desbloquear os quadris é mais do que alongar músculos. É abrir caminhos internos. É relembrar que o corpo tem sabedoria. É reencantar a rotina com dança, prazer e espontaneidade. Te convenci a levantar da cadeira e dar uma rebolada?
______
FLOW DAS DEUSAS
Pra mexer o quadril e fazer nos sentir extraordinárias, aqui tem práticas para despertar tua energia feminina. Pra quem tá cansada dos padrões inalcançáveis do universo fitness e quer reconhecer a beleza da vida normal.
O Flow das Deusas é o seu primeiro passo pra sair da cobrança e entrar no cuidado. Práticas acessíveis e cheias de presença — pra você se reconectar com seu corpo, no seu tempo, com prazer e leveza.
___________
FLOW: EXERCÍCIO QUE ACALMA
Com a Rotina Ritual FLOW eu te ajudo a sair do cansaço, da indisposição e do corpo travado para estar com o corpo disponível, pronto para desfrutar plenamente da vida. Um programa de exercícios completo e online. Em sua maioria acessam mulheres, mas os homens que se abrem pra esse cuidado mais sutil, também experimentam bem estar diariamente.
___________
BONÉ DO FLOW
E tem um produto com a nossa cara que te leva passear e te protege do sol do verão e do frio do inverno. Acesse o site e conheça os modelos, veja também o lançamento da COLLAB exclusiva Teia da Lua e FLOW com um boné mágico que te abre os caminhos!
SACERDOTISA CAROL
Eu lancei um serviço que traz mensagens especiais para iluminar nossa vida. Estou trazendo pitadas dos mistérios nas runas no instagram abaixo, vou adorar receber vocês também por lá.
____________
Eu espero que com essas histórias a gente possa desconstruir as crenças de rigidez e acessar uma rotina e uma vida mais leve, no flow. Vou adorar te guiar na mobilização dos quadris e do corpo todo, porque afinal está tudo conectado.
Te espero no tapetinho.
____________