SER CONSTANTE MOVIMENTO.
Ainda em tempo, feliz ano novo galera do flow. Espero que nossas energias renovem com a passagem do ano, sinto cheiro daqueles impulsos de início, aquelas faíscas que nos empurram para a ação. Essa energia é incrível, tem potência nela, é uma energia renovada, jovem, curiosa, empolgada, mas hoje, quero falar com vocês de forma um pouco mais direta: o ímpeto inicial é o passo um, e as nossas caminhadas são feitas de inúmeros passos.
A motivação é nutrição para a largada, mas é a maturidade e a responsabilidade que mantêm o movimento. E eu digo isso porque eu sou rainha dos inícios, e entendi que, pra continuar, é preciso a sabedoria e a paciência de uma avó, e pra transformar-se, é preciso ser rainha da constância.
Eu também já me apoiei apenas no entusiasmo da largada. O caso é que a verdadeira transformação está na constância, mesmo nos dias em que a vontade parece não ter levantado da cama. O pulo do gato não está em uma linha de chegada, mas no que acontece enquanto seguimos no caminho. Com os exercícios, (pode confiar na profa que faz isso há quase 20 anos) perder gordurinhas, ou ter um corpo mais saudável não te motiva a sair da cama e fazer. Não são motivações conscientes racionais que nos fazem agir, talvez elas nos levem a começar, mas continuar é fazer o movimento pertencer ao corpo, é quase como que ser aquilo.
Pequenas e continuadas ações têm um poder imenso. Quando a gente continua, a gente entende que somos humanos e somos movimento, quando reconhecemos esse potencial, das articulações que dobram, de um sistema de circulação que nutre, de uma caixa torácica que expande e recebe ainda mais ar, a gente se vê parte, a gente é o próprio movimento do corpo. Tô viajando, vocês estão ainda aí comigo?
O nosso corpo todo foi feito para o constante movimento, a neurociência nos ensina coisas sobre isso: o nosso cérebro tem uma capacidade maravilhosa de aprender, mudar e se readaptar ao longo da vida. Isso se chama neuroplasticidade, e cada vez que você segue o movimento, e mais do que isso, se expõe a novas expressões de movimento (ou expressões antigas esquecidas) como uma caminhada ao ar livre ou uma aula de dança, uma nova reorganização dos seus exercícios, você está ajudando a construir novos caminhos neurais. No começo, pode ser difícil se expor a constantes mudanças, mas a isso também nos adaptamos, e as coisas ficam mais naturais. O nosso corpo é incrível e sempre estamos prontos para evoluir, desde que a gente nos coloque em constante movimento.
O flow é uma ideia que nos ajuda também a estar em constante movimento de mudança, porque diz sobre um estado de extrema presença, quando estamos tão imersas em uma atividade que o tempo parece voar e tudo flui. Ao adicionar pequenos desafios de movimento na rotina, nos tornamos mais presentes no momento, nos aproximamos do flow. E esses poucos minutos de presença, já nos transformam. Quando você está completamente conectada ao que faz, o exercício deixa de ser uma obrigação e se torna uma oportunidade de explorar o seu potencial, seu potencial humano de movimento.
Eu pontuei algumas reflexões para gente lembrar e fazer com que a motivação do início se transforme em constância:
- Comecemos pequeno: um alongamento de cinco minutos, uma caminhada pelo quarteirão, uma música que nos faz dançar. O passo um é aquela pequena grande ação que transforma e tem aquela energia impulsionadora do início mas tudo bem se for um pequeno passo, amanhã, faça de novo, e depois também.
- Responsabilidade é liberdade: parece contradição, mas quando assumimos a responsabilidade pelo nosso movimento, ganhamos liberdade. Decidir deliberadamente cuidar-se, sentir boas sensações, estar mais fortes e mais conectadas ao nosso corpo nos abre um caminho de melhores escolhas.
- Abrir espaço para sentir desconforto: nem sempre vai ser fácil e prazeroso, tem ferramentas para nos ajudar a ir com calma quando preciso, pode ser alegre, mas invariavelmente em algum momento buscar estar melhor traz incômodo, e eu tenho que dizer que o desconforto traz crescimento.
- Sejamos gentis conosco, mas não indulgentes: o equilíbrio entre a compaixão e a disciplina, gentileza é saber respeitar seus limites, mas também é não deixar as desculpas te afastarem do teu potencial humano de constante movimento.
Estou pronta pra te ajudar a desacomodar-se, meu papel é te cutucar com movimento, exercício físico e flow, e te convidar a amanhã fazer de novo. É legítimo que a gente precise de ajuda para transcrever tudo isso pra nossa rotina prática e na Rotina no FLOW essas ideias estão aplicadas.
Movimentar-se é um presente para o corpo e a mente, mas é também um compromisso. Um compromisso com a gente, com a nossa saúde e com a nossa energia. Você deixaria alguém que você ama esperando? No percurso, no processo, soluções aparecem, boas sensações pipocam no corpo, insights se acomodam e nos tornamos parte da prática. É libertador pensar que não há linha de chegada – apenas um ciclo constante de aprendizado e cuidado. Sejamos o próprio movimento constante.
___________
FLOW: EXERCÍCIO QUE ACALMA
Eu guio um programa de exercícios que muda um pouquinho todo dia, pra te incentivar a estar presente, ativa e em constante movimento. A gente se alonga, mobiliza, se fortalece e se energiza, pra também acalmar e meditar. É uma forma simples de acessar exercício físico em casa ou onde você estiver. É um caminho seguro pra manutenção do movimento do corpo e da serenidade da mente.
___________
A CASA FLOW
Na Casa FLOW desenvolvo exercícios em Porto Alegre, no bairro Navegantes, temos a nossa turma presencial, nossas aulas acontecem às segundas e quartas às 18h30, e também atendimentos particulares. Se quiser minha ajuda presencial, me chama no zapi.
Que esse início seja o ponto de partida para um ano de movimento consciente, constante, de responsabilidade e de descoberta. Eu estou nessa jornada junto com você, atravessando altos e baixos, mas continuando. Vamos juntas?
_________________